O anuncio do 53° ganhador da premiação aconteceu dia 05 de março. Riken Yamamoto nasceu em Pequim, China, em 1945, mas mudou-se para Yokohama, Japão, após o término da Segunda Guerra Mundial. Sua formação foi influenciada por uma delicada interação entre os domínios público e privado, vivendo em uma casa inspirada na tradicional machiya japonesa. A frente da residência abrigava a farmácia de sua mãe, enquanto a parte traseira servia como lar, o que desde cedo incutiu nele um apreço pela integração de espaços comunitários e pessoais.
Figura 1 - Riken Yamamoto é o vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura 2024 (Reprodução/CASACOR)
Seu portfólio arquitetônico, caracterizado por um profundo compromisso com o engajamento comunitário e uma percepção aguçada das dinâmicas locais, exemplifica o poder transformador da arquitetura na sociedade. Atendendo às demandas de crianças, adultos e idosos, o trabalho de Yamamoto destaca o impacto profundo que a arquitetura pode ter na vida de indivíduos de todas as faixas etárias
Figura 2- Tianjin Library (2012). Photo cortesy of Riken Yakamoto & Field Shop
Em 1973, Riken Yamamoto fundou o escritório Riken Yamamoto & Field Shop. Seus primeiros projetos se concentraram na criação de residências unifamiliares que se integravam de forma harmoniosa ao ambiente natural circundante, convidando tanto os moradores quanto os transeuntes a interagir com o espaço. Um destaque notável em seu portfólio é a Villa Yamakawa (Nagano, Japão, 1977), envolta por uma floresta e deliberadamente aberta em todos os lados para evocar a sensação de um amplo terraço ao ar livre. Sua filosofia de design reflete a convicção de que toda habitação tem uma ligação intrínseca com seu entorno, enfatizando assim a importância dos espaços projetados em contribuir para o bem-estar da comunidade
O que é o Premio Pritzker?
O Prêmio Pritzker representa o mais alto reconhecimento que um arquiteto(a) pode alcançar em vida. Concedido anualmente, este prêmio distingue aqueles cujo trabalho construído tem feito contribuições significativas para a humanidade ao longo do tempo, conforme definido pela própria organização responsável pela premiação. É importante notar que o júri presta homenagem a indivíduos, em vez de a escritórios, destacando assim o impacto singular que cada arquiteto ou arquiteta teve em sua disciplina.
O Prêmio Pritzker teve sua origem em uma iniciativa idealizada por Jay Pritzker, por meio da Fundação Hyatt, uma organização associada à empresa hoteleira que ele e seu irmão Donald fundaram em 1957. A primeira edição do prêmio ocorreu em 1979, quando Philip Johnson se tornou o primeiro arquiteto a ser agraciado. Johnson, um arquiteto estadunidense, é conhecido por sua contribuição significativa para a história da arquitetura moderna, tendo projetado obras emblemáticas como a Glass House (1949)
Comments